A defesa patrimonial por um Cane Corso

A segurança dada por um cão pode ser de três naturezas:

1. Alerta- neste caso o cão informa através do latido que há algum movimento de pessoas estranhas à propriedade.

2. Visual/virtual- neste caso o cão por sua imponência e atitude frente à possibilidade de entrada de um estranho na propriedade ameaça e demonstra disponibilidade para fazer algo latindo ativamente.

3. Física/violenta- neste caso, uma vez que o indivíduo, estranho adentra desacompanhado, a propriedade há o ataque ou o acuamento do mesmo.

O Cane Corso instintivamente, vai exercer de forma natural a segurança nro.1 e na maioria quase absoluta das vezes também a de nro 2.

Dificilmente alguém tem coragem de adentrar uma propriedade onde um Cane Corso esteja latindo imponente do outro lado do muro.

Quanto a segurança do tipo nro 3 o seu Cane Corso pode ou não atacar efetivamente um estranho que entre na sua propriedade sem estar acompanhado. Se não for treinado para o ataque é comum que o Cane Corso encurrale o intruso em um canto e continue latindo de maneira ameaçadora até a chegada de alguém. O Cane Corso é inclusive bastante inteligente para julgar a intenção do indivíduo sendo mais agressivo quando julga necessário. Quando treinado para o ataque é certo que ele ataca. E neste caso será extremamente danoso ao intruso enfrentar um cão com esta força e agilidade.